Esteira Dor na Canela
A dor na canela ao praticar esteira é um problema que pode afetar, em especial, os atletas que estão começando a realizar os exercícios no aparelho e os que “pegam pesado demais” e exageram nas atividades. Mais popular pelo nome de Canelite, a Síndrome da Tensão Tibial Medial (STTM) é o que causa essa dor, se tratando de um problema muito comum em pessoas que praticam caminhadas ou corridas intensas.
O problema se caracteriza por uma forte dor na região da canela, que faz com que o indivíduo não consiga encostar os pés no chão. Trata-se, basicamente, de uma inflamação causada por exercícios repetitivos e uso excessivo dos flexores dos pés. A inflamação atinge a tíbia, que é o principal osso da região da canela, e é isso que faz com que a pessoa sinta muitas dores após praticar os exercícios.
Quais são as causas?
– Exercícios repetitivos e muito intensos na esteira;
– Falta de condicionamento físico para praticar os exercícios;
– Exageros em relação aos exercícios em esteira;
– Falta de alongamento adequado;
– Anormalidades na inserção muscular;
– Tênis que não são adequados para a prática do esporte.
Como evitar?
Para evitar a terrível dor na canela após a utilização da esteira, é preciso tomar alguns cuidados essenciais. Entre eles:
– Caminhar por cerca de 5 minutos antes de começar a corrida;
– Realizar exercícios de fortalecimento muscular para as canelas;
– Alongamentos e atividades de preparo físico;
– Realizar um treino equilibrado e planejado na esteira, sem aumentos súbitos na intensidade dos exercícios;
– Utilizar um tênis de corrida adequado;
– Sempre descansar após os treinos.
Tratamento
Caso você já sinta essas dores na canela, é possível identificar o nível de lesão em relação à canelite através de exames médicos específicos, como ressonância magnética e cintilografia óssea. Não deixe de procurar um médico de sua confiança.
O tratamento é, basicamente, ficar em repouso por até 4 meses, dependendo da gravidade da lesão, e sem realizar atividades físicas que provoquem impacto na região da canela. A intervenção cirúrgica é necessária apenas quando o indivíduo já passou por duas temporadas de repouso e, mesmo assim, continua sofrendo com as fortes dores e dificuldades ao pisar no chão.