Esteira na Terceira Idade
Com a terceira idade chegando, é normal que o condicionamento físico também seja reduzido. E é exatamente por conta disso que a prática de atividades físicas se torna fundamental para uma velhice tranquila e saudável.
E uma boa alternativa neste sentido é praticar caminhadas ou leves corridas na esteira – além de melhorar a capacidade física, proporcionar o emagrecimento e o fortalecimento dos músculos, a atividade também é capaz de prevenir doenças metabólicas e/ou cardíacas.
Sendo assim, vamos conferir neste artigo quais são os principais benefícios para os idosos na realização de caminhadas na esteira:
Cotações Esteiras Elétricas
1. Caminhadas na esteira são mais seguras
Quando em comparação com caminhadas na rua ou em parques, aquelas realizadas na esteira se destacam por um motivo claro – são muito mais seguras. Isso porque, para os idosos, caminhadas em terrenos com obstáculos ou desníveis podem ser perigosas. Além disso, o exercício realizado no equipamento também evita qualquer tipo de problema de variação de clima, como a chuva ou sol muito forte.
2. Inúmeros benefícios para a saúde
Uma das principais vantagens da caminhada na esteira é em relação à melhora da circulação sanguínea e da própria atividade cardíaca. Isso protege o idoso contra possíveis doenças cardiovasculares, como o ataque cardíaco ou o rompimento de artérias, por exemplo.
3. Emagrecimento saudável
Além disso, as caminhadas na esteira também são ótimas alternativas para o emagrecimento saudável dos idosos, uma vez que ao elevar o metabolismo, a atividade proporciona a queima das células de gordura.
4. Doenças? Nunca mais!
Com a realização de caminhadas nas esteiras os idosos podem tratar, controlar e prevenir doenças. Algumas delas são: hipertensão, colesterol, diabetes e muitas outras, assim como problemas respiratórios, por exemplo. Sendo assim, com as caminhadas, o envelhecimento é muito mais saudável, o que aumenta a expectativa de vida e a própria longevidade.
5. Mudanças também no próprio cotidiano
Após dar início a uma rotina saudável de exercícios físicos o idoso irá notar também uma série de mudanças no seu dia a dia: eles envolvem maior equilíbrio, melhora da capacidade cognitiva e mental, melhores reflexos, memória sempre em dia e assim por diante.