Fazer Esteira Gripado
É possível fazer exercício na esteira gripado (a)?
Nariz escorrendo e um mal estar no corpo. Pronto, a gripe chegou. Infelizmente, a gripe é comum tanto no frio quanto em dias de tempo seco, dependendo principalmente da imunidade da pessoa. Mas quando já está resfriado, deve-se interromper por alguns dias as corridas? Ou será que não é algo tão sério assim?
Os principais sintomas da gripe envolvem coriza, dor no corpo, febre, dor de garganta, espirro e tosse. Dependendo do avanço da gripe, treinar fica ainda mais difícil, pois a resistência está baixa, sendo que o mal estar geral compromete a qualidade do treino – todos que ficam gripados querem mais é cama. O nariz entupido influencia na respiração; a dor no corpo altera a velocidade da corrida.
Porém, se os sintomas são leves, o exercício pode ser um fator benéfico. Isso porque a atividade física estimula o sistema imunológico. Por isso, caminhadas ainda podem ser realizadas. A importância de interromper o treino é somente em casos de gripe forte. Isso porque os exercícios físicos causam a liberação da endorfina. A pessoa acha que está melhor, mas o quadro ainda pode estar ruim e piorar.
Detalhes
Em casos de febre, deve-se abdicar do treino, pois a situação pode piorar. Além disso, em casos onde há dor de garganta, a alimentação tende a diminuir. Assim, não há energia necessária para o treino e, tanto corridas quanto caminhadas requerem boa alimentação.
A rotina de exercícios pode ser retomada após a melhora, mas, em casos leves, uma boa caminhada pode aumentar as defesas e ajudar na recuperação. Quem realiza atividades em casa ainda tem a vantagem de não se expor ao vento, que pode irritar as vias aéreas, por exemplo, e evita também baixas temperaturas que podem derrubar as defesas do canal respiratório.
Em todo caso, faça uma auto avaliação antes de praticar sua caminhada ou corrida. Muitas vezes não vale a pena treinar se vai caminhar se sentindo mal, com dores no corpo. O treino simplesmente não conta, pois não vai haver bom desempenho. Por isso, trate-se antes de retornar à rotina de atividades físicas, garantindo que serão benéficas e eficientes para o corpo!